Eu sempre tive enorme vontade de estar no Festival de Inverno de Ouro Preto e sentir um pouco dessa movimentação artístico-cultural.
OURO PRETO NO INVERNO
Ouro Preto é com certeza um destino de inverno, aliás, é alta estação no calendário deles. A pesquisa DATAFOLHA , apontou Minas não só como o melhor destino histórico, como também de natureza no Brasil em 2019. OP foi mencionada espontaneamente por 18% dos entrevistados. Aliás, a cidade fica lotada de turistas brasileiros e estrangeiros que vêm buscar exatamente essas paisagens pitorescas com clima europeu.
Como fomos com família inteira e já chegamos na hora do almoço, o CHAFARIZ é certamente sempre a melhor opção em buffet de comida típica. E para completar, inegavelmente o lugar é lindo e autenticamente mineiro!
De dia a temperatura fica na cada dos 10 a 15 graus e à noite chega a 4 graus. Os restaurantes se preparam com caldos quentinhos e os mais refinados servem comida internacional em ambientes sempre lindamente bem montados.
O TROPEA acima serve cozinha italiana autêntica em forno a lenha e é dos meus preferidos por lá à noite, assim como são ótimos o CAFÉ GERAIS e o PASSO Nessa época de inverno, esses são meus preferidos para o jantar O Tropea fica em frente ao Teatro Casa da Ópera e dessa forma é uma delícia fazer um programa emendado Dessa vez, fomos ao duo de violão e piano que fazia parte da abertura oficial do festival e de lá direto para o restaurante logo em frente.
Anda-se muito a pé e o calçamento irregular dificulta a locomoção. Por isso, use sempre botas e tênis com solado de borracha rente ao chão. Para o frio que estava fazendo, usei lã e casacão , mas senti falta de underwear, gorro e cachecol
A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO
O FESTIVAL DE INVERNO é um evento que ocorre desde a década de 70 e em todos esses anos o projeto sempre focou em incentivar a cultura e fornecer o acesso ao desenvolvimento através da arte e da história para toda a comunidade. O evento visa essa integração entre a Universidade, o universo cultural e o resto da sociedade.
A programação é divulgada todos os dias, fora ainda a intensa agenda cultural da cidade que corre paralela. No Domingo, fui visitar a Feira de Artesanato do Festival . Fora da mesmice de sempre, conheci esses mini-bordados encantadores de uma artista de Cachoeira do Campo. Conheci também os artesãos ferreiros que fazem aquelas molduras com flores e também bordadeiras e crocheteiras .
Na Rua São José, quinzenalmente aos Domingos acontece o CORREDOR CULTURAL durante o ano todo. A rua fica tomada por músicos, artesãos, quitandas, além dos já tradicionais museus e restaurantes. Uma das mostras gratuitas do festival está na CASA DOS CONTOS, com obras de artistas da FAOP.
O festival sempre tem um tema e como esse evento vem sendo realizado anualmente e oferecendo oportunidades concretas para a região de Ouro Preto, o projeto foi crescendo e o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana se tornou um verdadeiro destaque no Brasil. O evento se consolidou e integrou-se na história da cidade, atravessou fronteiras e hoje é um dos maiores Festivais Culturais do nosso país.
EXPOSIÇÃO DE BORDADOS NA GALERIA NELLO NUNO
Eis uma arte que encanta e fico super feliz em saber que está preservada. Ao visitar e postar ESSA EXPOSIÇÃO no insta, muita gente mesmo entrou em contato, ora emocionada, ora querendo saber mais porque borda e AMA! Clique no link em azul acima para se informar e acesse também o destaque OURO PRETO no instagram @PATDIAS_PD que estão lá os vídeos, inclusive.
Se você se deixar levar e andar pelas ruas, vai ver muito mais do que eu postei aqui desse fim de semana. Cada portinha guarda um segredo e é tanto a fazer, que fica até difícil indicar. Estou apenas dividindo aqui um pouco do que vi da cidade nesse inverno.
Dessa vez usei uma argolinha de brilhantes com um broche antigo anos 50 que comprei no Brechó Brilhantina. Levo pouca coisa e dessa forma, acessórios fazem sempre grande diferença.
Depois de perambular bastante, outra dica boa para almoço mineiro a la carte é o lindo BENÉ DA FLAUTA. Servem pratos internacionais também, com essa vista PAH!!!
PARTICIPAR DE UMA OFICINA DO FESTIVAL DE INVERNO
Esse é certamente um programa bem específico, mas quem gosta de arte vai adorar participar. O calendário propõe várias oficinas e nelas você tem a oportunidade além de conhecer o ofício, conviver com os mestres locais.
Tã de bobeira em casa nesse Julho? Dá um pulinho lá em OURO PRETO , nossa Europa a 1 hora e 30 de casa. O Festival segue até dia 21/7 com agenda cheia, inclusive de shows. Cada link em azul do blog hoje vai explicando a você um pouco a respeito conforme você for clicando em cima. E aí, vai animar?
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS