A idéia era receber uns casais em um jantarzinho de inverno. Tudo feito em casa mesmo, mas com capricho. Não é difícil, mas programando, dá para fazer. E eu amo isso! Muito!
A MINHA MESA-INSPIRAÇÃO
Comecei montando esse arranjo de flores brancas que seria o centro da minha mesa. Comprei as flores no supermercado e dessa forma fui montando uma composição bonita nesse cachepô de tronco que eu já tinha. Aliás, tenho umas coisas assim que vou guardando: essas cascas secas, musgos, etc. Paguei nas flores ( 3 mini-orquídeas e 3 kalanchoe ) ao todo R$56,00. Gosto às vezes de colocar os preços aqui, a fim de mostrar que com pouquissima grana e alguma criatividade, dá para fazer muita coisa legal!
Como vocês já sabem , prefiro sempre ter alguma inspiração para montar minha mesa, pois acho que além de me motivar a usar as minhas coisas de uma maneira sempre diferentes, ainda economiza tempo. Organizando as idéias previamente, certamente fica tudo muito mais rápido de providenciar. Foi daí que vi que precisava de flores brancas, e dessa forma, comecei pelo arranjo.
Afinal, gostei bastante dessa composição: listras, rosa com verde, taças vermelhas, flores brancas, louça branca e uma “coisinha” em cima do prato para esperar os convidados. Usei as minhas próprias coisas e esse foi meu resultado final.
Quinze minutinhos antes deles chegarem, montei a “coisinha” no prato para esperá-los. Esse seria o 1o. dos 4 mini-pratinhos que servi antes do jantar. Gosto dessa história dessa sequência de mini-degustação. Assim fica todo mundo assentado conversando, enquanto os pratinhos vão chegando na sequência. Não precisa ser nada complicado. A própria aparência dos pratinhos já encanta. Acompanhe abaixo a minha sequência da noite.
MENU COMPLETO PARA JANTARZINHO DE INVERNO
Comecei por esse mini-couvert já empratado. Aprendi a fazer essas bolinhas de batata-doce na minha aula da Agnes e resolvi fazer. Como eu não tinha as batatas-doce coloridas, fiz com a normal mesmo. E ainda completei com uma mini-terrine de canard. Vou mostrar o passo-a-passo de tudo.
Conforme você vê na foto acima, fiz as 2 bolinhas ( da esquerda e do meio ) e passei em especiarias . Além disso, embaixo de cada uma delas, coloquei um molho de mostarda e um barbecue de goiabada. Passei a primeira em mistura de flor de sal com curry. A segunda em páprica, orégano e flor de sal. Abaixo vou dar a receita original da Agnes, que além de linda, é deliciosa. Entretanto, quis mostrar aqui que se não temos todos os ingredientes desejados, dá para fazer mesmo assim, usando o que temos, desde que mantendo a idéia original.
BOMBONS DE BATATAS-DOCE COLORIDAS
INGREDIENTES: 300g de batatas-doce roxas; 300g de batatas-doce laranja; 100g de queijo de cabra cremoso; 100g de funghi porcini seco + 2 dentes de alho + 2 colheres de manteiga; flor de sal; páprica; orégano; curry; zattar ou qualquer outra especiaria; flores comestíveis; molho de mostarda; barbecue de goiabada; fitas de coco
PREPARO: Hidrate os funghi em água fervente por 30 minutos, escorra e reserve a água. Pique-os e refogue na manteiga com alho por 2 minutos. Salgue e reserve.
Cozinhe as batatas em água salgada por 30 minutos, escorra, descasque e esprema-as separadamente. Faça 12 porções.
Misture 6 porções de batata-roxa com queijo de cabra, faça bolinhas e salpique zattar ou outra especiaria. As outras 6 tempere com cominho ou outra especiaria ainda não usada.
Tempere metade das batatas-laranja com páprica ea outra metade com outra especiaria. Faça bolinhas.
Sirva algumas sobre funghi, outras sobre mostarda e outras sobre barbecue, Decore com fitas de coco, flores e brotinhos de beterraba.
RENDIMENTO: 8 pessoas ( 3 bolinhas para cada uma )
No final do pratinho, à direita, servi uma terrine de canard enformada com geléia de pimenta. Na semana passada em São Paulo, comi patê de foie gras com geléia de pimenta e adorei. Às vezes, a gente esquece de servir ( e comer! ) certas coisas, acontece isso com vocês? Em resumo, quando alguém me serve uma coisa gostosa, eu lembro o tanto que é bom e faço também.
Mas, dessa vez, como éramos 10 pessoas em casa, eu quis fazer individualmente. Procureo o patê e não encontrei para comprar no dia. Comprei então uma terrine de canard e a geléia e enformei em copinhos de cafezinho para desenformar na hora. Geléia embaixo e terrine ( ou patê por cima ) e coloca par gelar. Simples assim. Fofo,né?
SALADA DE FRUTOS DO MAR E ARROZ NEGRO
Essa eu inventei, pois já tinha tudo em casa. A graça foi servi-la no coco. Tenho essas cumbucas ( trouxe da Bahia ) e gosto de servir coisas do mar nela, ou sobremesas com coco. Um capricho aqui e acolá que vai fazendo a diferença. Nessa salada misturei arroz negro cozido, lula, camarão e vôngole ( todos previamente grelhados separadamente ). Liguei tudo com vinagrete francês : 1 colher(sopa) de aceto balsâmico + 1 colher(café) de mostarda Dijon + gotinhas de adoçante ou 1 colher (café) de açúcar + 3 colheres(sopa) de azeite extravirgem + sal e pimenta-do-reino moída na hora .
AINDA A SEQUÊNCIA DESSE JANTARZINHO
0 3o. mini-pratinho foi o caneloni de abobrinha – já dei a receita AQUI . Só que servi 2 mini-rolinhos gratinados dentro do ramequin.
O 4o. e último mini-pratinho antes do jantar foi uma sopa francesa tradicional que acho deliciosa. Além do mais se servida em um potinho individual bem charmosinho.
SOPA VICHYSSOISE
INGREDIENTES : 3 alhos-porós médios; 1 cebola média; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1/2 kg de batatas; 1 e 1/2 l de água fervendo; 3 tabletes de caldo de galinha; 2 colheres (sopa) de molho inglês; 1 lata de creme de leite; cebolinha picadinha; pimenta-do-reino.
PREPARO: Esquente a manteiga. Refogue os alhos-porós e a cebola ligeiramente. Tampe a panela e deixe em fogo baixo durante 10 minutos. Junte as batatas e a água fervendo, as cebolas cortadas, os cubos de caldo de galinha e mexa de vez em quando até as batatas amaciarem. Apague o fogo, junte o creme de leite, o molho inglês, pimenta-do-reino e bata no liquidificador. Sirva quente ou gelada.
RENDIMENTO: 10 pessoas .
O PRATO PRINCIPAL
Para não complicar a minha vida, como já disse antes, alguns pratos são clássicos daqui de casa e por serem feitos sempre, já não dão mais tanto trabalho. Mais uma vez, servi o clássico BOEUF BOURGUIGNON que adoro harmonizar com vinhos da Borgonha mesmo. Veja AQUI uma outra harmonização e veja que dessa vez servi com o SANTENAY 2012.
Aliás, preciso confessar que adoro harmonizações. Vou pessoalmente ao sommelier, converso sobre o que vou servir e adoro escolher os vinhos certos para os pratos. Para mim, culinária é cultura, pois agrupa geografia com história com costumes e tradições, literatura, filmes, arte … enfim: é um universo muito rico. Para harmonizar corretamente não é necessário gastar demais: o mais importante é escolher a uva certa e a acidez compatível com a receita.
A SOBREMESA DESSE MEU JANTARZINHO DE INVERNO
Pelo friozinho que estava fazendo, continuei pensando em coisas quentinhas. Além disso, eu tinha uma canjica pronta em casa . Pensei então em servi-la como faz a Agnes: com sorvete de caramelo salèe . Mais uma vez, o que chamou mesmo a atenção foi a maneira de servir individualmente, que faz tudo ficar “mais gostoso” … srsrs
OUTRA DICA PRÁTICA
Eu já deixo os plateaus de queijos montados antes. Na hora, é só servir com vinho do porto ou Sauternnes. Aliás, essa é a minha maneira e hora preferida de comer queijos: após a sobremesa. Claro que de vez em quando, mas acho uma verdadeira delícia!
O LOOK DE INVERNO
Eu iluminei meu look P&B com joias em verde; o brinco de turmalina pode ser usado com e sem a franja. E o anel belíssimo tem o coração de esmeralda cravejado de brilhantes.
Agora é a hora de aproveitar o clima frio, não só para usar os looks de inverno ( que são lindos e chiques! ), como também para fazer essas comidas quentinhas deliciosas.
Todas as receitas são rápidas, fáceis e práticas! Vai por mim! Faz e depois me conta!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS