Eu, como gosto de gente e movimento em casa, preciso e valorizo muito ideias práticas para receber em casa. Algo descomplicado e fácil, mas com capricho.
Dessa vez, eu não teria muito tempo para organizar nada, pois além de ter resolvido de 6a. para sábado, eu ainda teria um almoço no sábado. Mas, como seriam apenas 2 casais convidados, resolver a comida com o que eu já tinha em casa facilitaria. Eu detesto ter que sair para comprar, pois acho que perde-se muito tempo com isso.
Comecei pela mesa, aliás, como vocês já sabem, sempre pego alguma ideia da minha pastinha de inspirações. Nessa imagem do ig @RECEBERCOMCHARME , tudo me pareceu simples e fácil. Colocar flores em xícaras de café não só é uma coisa bem lindinha, como também é possível de fazer com o que se tem em casa.
A MINHA MESA PARA 6
Os jogos americanos com bordado de lavandas são de @LELETAGUIA . Além disso, usei xícaras de café antigas, diferentes umas das outras. Conforme vocês podem ver, tudo em tons suaves, com flores delicadinhas que eu já tinha em casa e mais alguma coisa do meu jardim.
COMIDINHAS: IDEIAS PRÁTICAS PARA RECEBER
Cada casa tem sua fórmula : a minha certamente sempre envolve comida de verdade. Não sou de petiscos, nem queijinhos, nem lanchinhos… Prefiro servir mini-comidinhas empratadas – os petit-gourmets – individualmente. Mas como as pessoas nunca chegam na mesma hora, sempre gosto de ter algo para que as próprias pessoas se sirvam, enquanto esse serviço volante não começa.
Montei no balcão 3 antepastos: o TABULE COM HUMMUS – clique no azul para a receita – uma salada fria de risoni e umas bolas de queijo que acabei de aprender a fazer.
SALADA DE RISONI
Eu sempre tenho risoni em casa – essa massinha delicada que parece arroz e cozinha super rápida – e misturo com o que tenho. Dessa vez, dourei alho-poró e camarão no azeite, misturei ao risoni, arroz negro, ervilha congelada e reguei com muito azeite. Salpiquei amêndoas em lascas.
BOLAS DE QUEIJO
Peguei essa receita de uma revista antiga de Natal da MARTHA STEWART que eu trouxe dos EUA. Ando folheando revistas antigas ( não compro mais! ) para pegar ideias para terminar de montar minha casa. Essas bolas são interessantes porque podem ser congeladas e usadas à medida que você for precisando. Fiz 3 de cada ( roquefort, cabra e cheddar ) e fizeram sucesso aqui.
OS MINI-PRATINHOS
Bolei no dia anterior e minha funcionária penas finalizou na hora. Eu tinha lombinho em casa e tinha também esse purê de cenoura. Servi tiras de lombinho grelhado com um pouco de Teryaki , salpiquei curry no purê e lascas de coco . Acompanhei com uma fatia de pão. / Grelhei o queijo coalho e servi com mel trufado.
Tudo isso é tão bobo, gente! E tão fácil! Acho que o mais importante é ter a ideia, não é mesmo? Eu pego o que já tenho e dou uma “incrementada”. A minha vivência na cozinha me ahuda a ter essas ideias com certeza, mas acho que o mais importante é não repetir sabores e nem ingredientes e caprichar na apresentação. Porções individuais são sempre charmosas, pois as próprias vasilhinhas pequenas já têm seu borogodó.
A ENTRADA EMPRATADA
Eu já tinha um ragu de pato maravilhoso e cozinhei lentilha. Pronto: foi criado um novo prato! Rsrs Lentilha com ragu de pato. Que tal? Com o charme de ser servida em mini-panelinha Le Crousset.
PRATO PRINCIPAL
Depois de ter servido uma sequência de comidinhas com tamanha diversidade de sabores, eu me permito servir algo bem simples mesmo – uma massinha – como prato único.
CONCHIGLIONI DE CARNE DE SOL COM CATUPIRY
Sempre tenho CONCHIGLIONI em casa, tanto para fazer, como também já pronto e montado em pirex. Dessa vez, eu já tinha carne de sol preparada e misturei com catupiry. Molho rosê e queijo parmesão à parte. Pra que mais?
Eu não teria tempo para compras e nem preparo de um jantar formal com pratos, acompanhamentos etc etc. Na verdade, estou tão adaptada a fazer dessa forma, que já estou até um pouco “relaxada” quanto às formalidades ..rsrs
Ter uma massa sempre pronta abre portas, sabia? Rsrs
Você pode receber alguém em casa, ter a opção de não sair e comer uma comida quentinha. filhas já sabem que sempre tem alguma coisa para elas e amigos.
COMO TENHO SEMPRE TANTA COISA EM CASA?
A pergunta que vocês sempre me fazem… rsrs
1) Bem, aqui em casa cozinha-se muito: café, almoço e jantar. Com isso, a despensa sempre está bem sortida com os ingredientes.
2)Eu amo cozinhar e cozinho praticamente todas as noites da semana. Com isso, o ragu que sobra é congelado, a base do strogonoff, do bobó, a calda de frutas vermelhas etc etc
3)Tenho também uma estratégia interessante de fazer receitas duplicadas e guardar. Ex: as bolas de queijo. Já fiz logo 3 receitas de cada. Com isso, já tenho aperitivos para 3 próximas vezes.
4)Tenho paciência de ensinar. Todo mundo que trabalha na minha casa cozinha e ajuda na cozinha e também a servir. Com isso, sempre tenho um suporte que consegue me ajudar super bem.
5)Eu não tenho preconceito de ter que servir isso e aquilo, coisa chique, coisa cara.. Gosto de servir cousa gostosa, isso sim! E com uma apresentação charmosa. ( Assim eu sigo “enganando” os meus amigos há 25 anos… rsrs … e “acho” que eles acreditam, viu?? rsrs )
A SOBREMESA
Bolo com sorvete e calda ( sempre tenho fatias de bolo congeladas também! Bolos gostosos, feitos em casa. Viram base de torta, de pavê, sirvo com café… etc etc )
Na sequência , sempre sirvo um plateau de queijos com vinho do Porto. Que já fica arrumadinho antes, of course!
Eu nem sei se eu deveria ter contado todos esses meus segredos… rsrs …Acho que vou perder pontos! Brincadeira! Quem vem aqui é sempre gente do coração e está careca de saber que eu sou assim! Sou cara-de-pau mesmo. Não deixo de receber por não ter o tempo que é necessário para organizar uma coisa mais formal, ou porque não consegui contratar um buffet ou alguém, ou porque uma comida assim e assada demora muito para preparar … aquelas coisas todas que a gente faz para sabotar os encontros.
Quem não gosta de cozinhar, pode fazer da mesma forma, porém comprando! Na verdade, o que otimiza tudo é TER COISAS EM CASA. Os livros de receita trazem ótimas listas do que sua despensa deve ter. Eu, sinceramente, nem olho. Mas tenho sempre umas coisas que me ajudam bem!
Mas, voltando ao assunto, para quem não gosta, tenha umas empadas maravilhosas e sirva com uma bola de cottage com azeite trufado em cima. Ou compre sopa vichyssoise pronta e doure cubos de bacon e jogue por cima ao servir. Compre tabule pronto e sirve dentro de folhas de endívias..
Nossa! São tantas as ideias práticas para receber, que nem saberia por onde começar;..
LOOK DESCOMPLICADO TAMBÉM
Entretanto, de nada adianta ser descomplicada para receber e complicada para aprontar. Coloque um vestido bonito, umas joias e pronto. Se o cabelo não estiver bom, prenda um coque ou rabo. Só não deixe de promover e ir aos encontros de amigos, pois esses são sempre os melhores programas da vida.
Abrir a casa para alguém ou ir é uma das maiores honras que você recebe ou faz. Pense nisso! E dê a devida importância a quem você ama, convivendo com ela. Simplifique! Encontre mais! Essa é a vida que vale a pena.
Um cabelo bem cortado certamente tira você da função salão. Além disso, aprender fazer sua própria make, libera hoooras do seu dia. Capriche na joia e no sorriso. Pronto! Já valeu a pena!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS