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Eventos PD, Joias PD

A SEGUNDA EXPOSIÇÃO DA ECOMATERIOTECA NO MUMO

Essa é a segunda exposição do projeto ECOMATERIOTECA no Mumo – Museu da Moda – em BH. Aliás, ambos são projetos pioneiros no Brasil.

Assim como o MUMO é o primeiro museu público de moda no Brasil, a ECOMATERIOTECA é a primeira materioteca de tecidos sustentáveis do país.

A ECOMATERIOTECA

Essa é Gabriela Marcondes Schott, a cabeça mentora do projeto ECOMATERIOTECA – assim sendo, já falei dela AQUI . Aliás, ela hoje, divide com Denise Frade a direção do negócio . A ideia é catalogar todos os tecidos sustentáveis disponíveis no mercado para uso comercial.

Esse acervo vai ficar, a partir de agora, disponível no museu a fim de que possa ser usado para consulta pública. Isso não só aumenta potencialmente a disseminação dessa ideia, como também viabiliza seu uso em larga escala.

A SEGUNDA EXPOSIÇÃO ECOMATERIOTECA

Assim sendo, dessa vez 11 designers foram convidados a criar produtos para o consumidor final usando os tecidos da ECOMATERIOTECA.

Com o propósito de manter uma coleção, eu criei um segundo colar dentro da mesma proposta anterior, usando uma rosa de antiquário.  A partir do momento em que ela virou uma joia, dei a ela um novo significado.

A saber, usei o tecido biodegradável feito com fio Amni Soul Eco da Rhodia e fiz as orquídeas à mão com acabamento em pérolas.

Além disso, dei o acabamento com fogo manualmente, de forma que o tecido não desfiasse e a joia mantivesse o aspecto exclusivo do feito a mão.

Dessa forma, usando as técnicas clássicas da joalheria, eu trouxe o reciclado a um novo patamar. Um produto novo, com linguagem contemporânea foi criado a partir de algo já usado antes conforme o conceito ECOMATERIOTECA. Veja o processo criativo do 1o. colar AQUI .

O colar foi exposto pela primeira vez no Minastrend 2018, no stand da Ecomateriteca.

Cliente querida;cliente feliz – Fátima Manzo –

O TRABALHO DOS OUTROS DESIGNERS NO MUMO

 

Os produtos expostos mostram como é possível criar ( e usar! ) peças feitas a partir da sustentabilidade. São luminárias, roupas, acessórios, óculos, joias, obras de arte e dessa forma, essa exposição aproxima o conceito do consumidor final.

Já são quase 1000 visitas espontâneas na exposição em apenas 20 dias. Esse é um número significativo, não só pelo número em si, como também por não ter sido feito nenhum trabalho consistnte de divulgação.

A VISITA GUIADA NA MOSTRA

Ontem tivemos o privilégio de ter a Gabriela passeando conosco pela exposição que segue até 15/07. Quem sabe você não dá uma passadinha lá no Mumo e confere também?

Afinal esse é um projeto com o forte DNA de BH , nascido  e criado aqui  e tenho certeza de que vai correr o mundo.

Afinal, BH sai na frente mais uma vez quando o assunto é moda!

https://www.patriciadiasjoias.com.br/wp-content/uploads/2018/07/3e33a096-ca90-49b5-bedf-fc59d725e0c9.mp4

 

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Posted on 20 de abril de 2018
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